O projeto desenvolvido pela Projética – Design e Arquitetura tem como suas principais características ergonomia, funcionalidade, circulação e distribuição. E o melhor: o ambiente ainda ficou lindo e com tudo o que você precisa!
SAIBA MAIS
5 ideias para decorar lavanderia pequena
Decoração sustentável: pallets e rodas de bicicleta na parede da sala!
Reutilização
Segundo a arquiteta Letícia Wassal, responsável pelo projeto, há o aproveitamento da água utilizada nas lavagens da máquina. “Isso ocorre por meio de um sistema de reuso de água composto por três tanques de filtragem. A água reciclada serve para a irrigação de um jardim vertical, que dá vida ao espaço e funciona como neutralizador, contribuindo para a redução da emissão de gás carbônico no ambiente”, afirma.
Menos consumo
A proposta foi criar uma lavanderia ecológica. “Demos ênfase às energias renováveis, priorizando o uso do vento e do sol na secagem das roupas. Para tanto, enfatizamos o uso do varal, projetado com um desenho marcante, e utilizamos apenas uma máquina, a fim de diminuir o consumo de energia”, conta a arquiteta.
Mobiliário de refugo
Os móveis foram todos criados pela Projética e a madeira utilizada é proveniente de manejo florestal. A madeira do tanque também é de refugo, já que seria descartada pela madeireira por ter alguns defeitos que impediriam sua utilização na construção civil.
Sem entulho
O microcimento da Cimentolit® é um revestimento cimentício de apenas 2mm de espessura que pode ser aplicado sobre o piso existente, evitando a geração de entulho.
Versátil
Para a arquiteta, as soluções encontradas nesse projeto podem ser aplicadas não apenas em uma lavanderia. “A ideia de não descartarmos objetos obsoletos, mas transformá-los em úteis novamente, serve para qualquer ambiente”, defende.