Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
As flores precisam de cuidados específicos nas estações mais frias
As plantas precisam de cuidados específicos nas estações mais frias - Shutterstock

Casa & Decor

5 ações diárias para manter suas plantas saudáveis no outono

Especialista na área dá dicas de como cuidar das plantas no outono e explica quais espécies sofrem mais com as mudanças climáticas

As mudanças climáticas afetam bastante o desenvolvimento das plantas. Cada espécie se adapta melhor a um clima e, em diversos casos, pode ser preciso tomar algumas medidas especiais para que elas continuem saudáveis durante as outras estações.

No outono, por exemplo, surgem características como queda de temperaturas, baixa umidade e redução da luminosidade. “No outono, as temperaturas começam a cair e a umidade do ar pode diminuir, afetando o metabolismo das plantas. A redução da luz solar também interfere na fotossíntese, tornando o crescimento mais lento. Além disso, a queda de folhas em algumas espécies pode deixá-las mais vulneráveis a pragas e doenças”, alerta o engenheiro agrônomo e gestor do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Ronan Machado.

Entre as espécies que melhor se adaptam ao outono estão as azaléas, gardênias e algumas variedades de ixoras que florescem bem nesse período. Além disso, árvores caducifólias, como o platano e o liquidâmbar, estão naturalmente adaptadas à estação e aproveitam esse período para entrar em dormência e renovar suas folhas.

Por outro lado, plantas tropicais como samambaias, antúrios e algumas palmeiras tendem a sentir mais os efeitos do outono, pois estão adaptadas a temperaturas mais elevadas e maior umidade. “Espécies de clima seco e quente, como suculentas e cactos, também podem ter dificuldades devido à menor incidência de luz e ao aumento da umidade em algumas regiões”, informa Ronan.

Dessa forma, pode ser preciso usar algumas medidas para que essas plantas se adaptem. Veja a seguir 5 dicas de Ronan de como cuidar das plantas no outono:

1 – Rega

Com as temperaturas mais amenas, a evaporação da água diminui, o que significa que a rega deve ser reduzida para evitar o encharcamento do solo. É importante verificar a umidade antes de regar.

2 – Poda

Sobre a poda, ela não deve ser exagerada, apenas algo leve para remover folhas secas ou doentes. Isso poque, nesse momento, as plantas estão se preparando para a dormência e, assim, podas drásticas não são a melhor escolha.

3 – Adubação

Utilize adubos orgânicos ou fertilizantes ricos em potássio e fósforo, que auxiliam no fortalecimento das raízes e na resistência das plantas ao frio.

4 – Controle de pragas

A queda das folhas no outono causa um acúmulo de matéria orgânica, o que pode aumentar a chance de surgirem fungos e pragas. Assim, para controlar as pragas, mantenha o solo limpo e faça inspeções nas plantas regularmente.

5 – Mudança de espaço

Evite o replantio e a troca de vasos, pois as plantas estão entrando em um período de menor atividade metabólica.

Dica extra

Por fim, agora que você já sabe como cuidar das plantas no outono, também é importante saber o que não fazer com elas nesse período. E a dica do especialista, nesse sentido, é evitar as fertilizações ricas em nitrogênio. Isso porque elas estimulam o crescimento de novas folhas em um momento em que a planta precisa economizar energia.

Mais notícias como essa

Entretenimento

Várias músicas nacionais e internacionais são perfeitas para ouvir ou até dedicar ao seu parceiro no Dia dos Namorados; veja algumas opções

Estilo de Vida

O que podem fazer os solteiros no Dia dos Namorados? Veja algumas dicas para ter um bom momento mesmo sem um mozão

Moda

O moletom é uma peça versátil e confortável que pode ser usada em diferentes ocasiões; veja como montar looks estilosos

Amor e Sexo

Confira lista com ideias de presentes criativos, afetivos e conscientes para presentear neste Dia dos Namorados