Lavar o cabelo e logo depois notar que ele já está oleoso é uma sensação bastante frustrante. Mas, em alguns casos, é ainda pior, viu? Isso porque algumas madeixas costumam apresentar bastante oleosidade concentrada na raiz em pouco tempo após a lavagem e, mesmo assim, ter as pontas ressecadas, duplas e até com frizz.
Com parte do cabelo oleoso e parte ressecado, qual é o jeito certo de cuidar? Essa é uma dúvida muito comum, sobretudo nas brasileiras. Afinal, a raiz oleosa e as pontas ressecadas são características comuns para quem vive no clima tropical. Porém, apesar dessa condição climática, algumas pessoas podem estar mais propensas a apresentá-las.
"É comum que o óleo se concentre no couro cabeludo, onde é produzido, mas tenha dificuldades em chegar até as pontas, principalmente em cabelos muito longos, fragilizados por processos químicos ou cacheados e crespos, já que a curvatura natural do fio faz com que a oleosidade chegue mais lentamente ao final do fio", esclarece o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de fórmulas capilares da JustForYou Alex Eduardo Domingos.
Quando lavar o cabelo?
Antes de estipular uma frequência, vale lembrar que uma madeixa oleosa e ressecada ao mesmo tempo é considerada mista. Logo, o shampoo deve ser próprio para esse tipo de cabelo, ok? Segundo o especialista, o ideal é apostar em fórmulas um pouco adstringentes e em condicionadores e máscaras mais hidratantes e nutritivos para tratar cada parte do jeito certo. Vale pensar em produtos personalizadas para o seu cabelo!
Contudo, o dia certo de lavar vai depender totalmente da rotina de cada pessoa. Considere a prática de exercícios, o clima do local onde mora e até mesmo como anda a alimentação - fator de bastante impacto na saúde dos fios.
As pontas também pedem cuidados
Para a limpeza não ressecar ainda mais as pontas, Alex entrega um truque importante: apostar nos finalizadores! O leave in, por exemplo, é ótimo para finalizar os fios e penteá-los, repondo a nutrição que não chega em todo o comprimento do cabelo.
"Outro hábito que ajuda a distribuir a oleosidade nos fios, além de desembaraçá-los, é a escovação, que pode ser feita após a lavagem, com os fios úmidos, para evitar a quebra", ensina o profissional.
Fonte: Alex Eduardo Domingos, diretor de P&D e fundador da JustForYou.