Se você segue influenciadoras ou famosas no geral, com certeza já se deparou com alguma sequência de stories dela fazendo a tal da drenagem linfática. Os vídeos mostram um momento de relaxamento através da massagem e depois vem a parte mais chocante: o antes e depois.
Com a capacidade de agir na retenção de líquido, a drenagem linfática parece fazer com que a pessoa emagreça instantaneamente e mostre mais definição em diversas partes do corpo, como pernas e barriga, principalmente. Mas será que é bem assim mesmo?
Se, assim como nós, você tem vontade de se jogar na drenagem, mas tem várias dúvidas sobre o assunto, chegou o dia de respondê-las, viu? Conversamos com a massoterapeuta Cristiane Miya, e ela entregou tudo sobre a massagem — até preços!
Veja a seguir:
Alto Astral - Para que a drenagem linfática é indicada?
Cristiane Miya - Antigamente, um médico chamado Emil Vodder e sua esposa, Estrid, tratavam de pessoas acometidas por gripes e sinusites, estimulando as linfas presentes em seus pescoços. A partir dos bons resultados, desenvolveram o método conhecido por Drenagem Linfática Manual (DLM), que, hoje, é indicado por cirurgiões e especialistas para redução de edemas e linfedemas, insuficiência venosa crônica, cefaleias, nevralgias, edemas gestacionais, síndrome pré-menstrual, mastalgia, fadiga, dores nas pernas e desconforto pélvico, irritabilidade e ansiedade, em tratamento pós-cirurgia plástica e até condições como rinites, sinusites e faringites.
AA - Quais os benefícios da drenagem linfática?
CM - Aumenta a oxigenação dos tecidos e a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, diminui a retenção de líquidos e edemas e estimula o sistema imunológico. É indicada também para sensação de peso nas pernas, inclusive durante a gestação Além de promover relaxamento e bem-estar
AA - Existe alguma contraindicação para fazê-la?
CM - Sim! É contraindicada para pacientes com câncer e tumores malignos, tuberculose, infecções e processos inflamatórios agudos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não controladas e em casos de trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva e hipertireoidismo.
AA - A drenagem emagrece?
CM - Apesar de ser drenante e antioxidante, ela não atua diretamente no metabolismo das gorduras. Assim, os centímetros perdidos com a drenagem linfática não representam a retirada de gordura acumulada nestes locais. Por isso, seria mais correto afirmar que ela desincha, pois, perde-se excesso de líquidos e fluidos. Mas, quando é associada à dieta, exercícios ou outras técnicas de estética, ela contribui para que o indivíduo emagreça mais facilmente.
AA - Com que frequência pode ser realizada?
CM - Entre uma a cinco vezes por semana. Porém, a recomendação ficará a critério do profissional, que avaliará cada caso.
AA - Quanto tempo demora uma sessão?
CM - Cada sessão varia de 40 a 50 minutos.
AA - Quanto custa a drenagem linfática?
CM - O valor médio para cada sessão costuma ser de R$ 80,00. Mas, normalmente, existem pacotes promocionais, em que fechando mais sessões, o valor fica mais acessível.
De olho na saúde
Como informado pela massoterapeuta, existem algumas contraindicações. Por isso, por mais que os resultados pareçam incríveis, vale sempre consultar um profissional e um espaço qualificados antes de fazer o método, viu? Saúde em primeiro lugar!
Fonte: Cristiane Miya Iimori, massoterapeuta da Magrass Itaim Bibi, clínica de emagrecimento saudável, em São Paulo (SP).