O modelador é um grande aliado para ter cabelos com cachos perfeitos, mas para conquistar um efeito incrível é necessário saber como usar o equipamento do jeito certo. A boa notícia é que com alguns truques, é possível criar cachos iguais aos que são feitos no salão! Por isso, a convite da Vertix, o hairstylist Thiago Martins, compartilhou quatro dicas para garantir um acabamento sofisticado ao usar o modelador. Confira!
1. Escolha o modelador ideal
Quanto maior a espessura do modelador, mais largos ficarão os cachos. “Para um cabelo médio ou curto não é interessante que o aparelho seja muito grosso, pois o efeito pode acabar sendo imperceptível”, explica o hairstylist.
Já quem tem os fios longos, optar por uma ferramenta muito fina pode tornar o processo mais demorado. “É preciso estar atento ao comprimento do cabelo, às características dos fios e ao resultado desejado para definir qual a melhor espessura”, orienta Thiago.
2. Protetor térmico é indispensável
Pular ou esquecer do uso do protetor térmico nos cabelos pode não causar danos em uma única vez, mas a longo prazo impactará negativamente na fibra dos fios, tornando-os quebradiços e ressecados.
“Esse tipo de fórmula é ideal para proteger o cabelo do calor do aparelho, permitindo que o brilho e a aparência saudável permaneçam. Além disso, escolher um protetor térmico que ofereça outros benefícios, como fixação, ajudará na durabilidade dos cachos”, explica o hairstylist.
3. Nada de cabelo úmido
Modelar os cabelos úmidos pode queimar os fios, causando quebra e frizz. Além disso, o resultado não será duradouro. “É preciso lembrar que o cabelo, quando molhado ou úmido, está em seu momento mais frágil e esse fator, combinado com o calor do modelador, pode causar estes prejuízos”, diz Thiago.
Por isso, seque bem os fios antes de usar o modelador. Retire todo o resto de água dos cabelos com o secador e certifique-se que eles estejam totalmente secos antes de utilizar o equipamento.
4. Mechas nem muito grossas, e nem finas
Na hora de modelar, a quantidade de cabelo que é separada faz toda a diferença, porém é aqui que muitos erram. Isso porque, quanto mais grossa for a mecha, menos contato cada fio vai ter com o modelador. Ou seja, menor será a definição e a durabilidade.
“Para os aparelhos de espessura média e grossa, que são os mais comuns, mechas de dois dedos de largura são suficientes para um resultado visível e duradouro. Já para modeladores de menor espessura, como o de 19 milímetros, o indicado é separar mechas mais finas para um bom resultado” indica o hairstylist.
Cuidados ao usar o modelador
Além dessas dicas, o especialista também destacou alguns cuidados para usar o modelador sem danificar os cabelos e fazer cachos mais definidos:
- Esperar os cachos esfriarem para soltá-los é fundamental para prolongar a durabilidade e manter o movimento;
- Para um efeito mais natural, igual ao do salão, alternar a direção dos cachos é uma técnica que muitas pessoas não sabem. Basta fazer uma mecha para dentro, e a seguida para fora, até finalizar o cabelo;
- Para um visual mais glamuroso e deixar o rosto mais a mostra, fazer os cachos todos para fora do rosto irá proporcionar este efeito;