Você já ouviu falar em cronograma capilar? Essa técnica visa cuidar dos cabelos de um modo mais personalizado, ou seja, considerando as necessidades individuais de cada fio. Dividido em três etapas principais — hidratação, nutrição e reconstrução —, para definir esse calendário de cuidados com os fios é preciso, antes de tudo, entender qual seu tipo de cabelo e o que ele precisa.
Afinal, cabelos oleosos ou ressecados, assim como lisos ou cacheados, têm estruturas diferentes, logo, requerem cuidados também diferentes. Desse modo, ao descobrir as principais carências dos fios, é possível adequar a frequência de cada uma das três etapas e ir em busca de madeixas nutridas, hidratadas, saudáveis e muito macias!
Entendendo cada etapa do cronograma capilar:
Antes de montar um cronograma personalizado de cuidados com o cabelo, que tal entender um pouco mais sobre a importância e os benefícios de cada uma das etapas?
- Hidratação: hidratar significa devolver a água perdida ao córtex capilar, responsável pela resistência e elasticidade dos fios. Com isso, os cabelos ficam macios, brilhosos e com movimento. A etapa é ideal para madeixas opacas, ressecadas e com pontas duplas;
- Nutrição: nutrir é repor os lipídios, protetores e recuperadores capilares, além de trazer de volta a oleosidade natural do cabelo. Assim, as cutículas são seladas e os fios ficam protegidos contra perda de hidratação. O resultado são madeixas sem frizz e com muito brilho!
- Reconstrução: reconstruir a fibra capilar é importante para tratar fios finos, quebradiços, elásticos e com ponta duplas. Quando têm esse aspecto, significa que os cabelos precisam de aminoácidos e proteínas, como a queratina.
Para cada cabelo, um cronograma capilar
Agora que você já sabe para que serve cada técnica, dá para ter uma ideia do que seus fios andam precisando só de olhar para eles, né? Isso porque o aspecto das madeixas por si só já dão grandes pistas de suas necessidades. Mas para ter certeza de qual é o cronograma capilar perfeito para você, basta buscar seu tipo de cabelo a seguir:
- Cabelos oleosos: hidratação.
- Cabelos ressecados: nutrição (e controle o uso de secador e chapinha, viu?).
- Cabelos descoloridos e danificados pela descoloração: reconstrução.
- Cabelos alisados: hidratação.
- Cabelos tingidos: nutrição.
- Cabelos alisados e também tingidos ou descoloridos: reconstrução.
- Cabelos cacheados/crespos oleosos: hidratação.
- Cabelos cacheados/crespos sem oleosidade: nutrição.
- Cabelos cacheados/crespos danificados pela (des)coloração: reconstrução.
Se achou por aí? Agora é só investir na técnica recomendada com produtos específicos!
Ah, e não se esqueça de algumas regras importantes para o tratamento dar certo: não exagere na quantidade nem na frequência dos produtos, ok? Assim, mesmo que lave o cabelo todo dia, as etapas devem ser separadas por 48 horas. Além disso, siga o cronograma capilar por pelo menos quatro semanas para ver resultados.
Fonte: Natura Lumina.