Lavar os cabelos é quase um ritual, né? A gente molha os fios, aplica o shampoo, enxágua — e, às vezes, repete essa etapa, dependendo da quantidade de oleosidade — e, por fim, aplica o condicionador para hidratar, enxágua novamente e tudo pronto! Mas e se essa ordem clássica de repente mudasse?
Essa é a proposta da reverse washing — lavagem inversa, em português —, onde, primeiro, se aplica o condicionador e, só depois, o shampoo. E por quê? Segundo o hairstylist Luigi Moretto, a ideia principal é potencializar a ação de nutrição e hidratação nos fios.
Quem pode aderir à técnica?
Absolutamente todo e qualquer cabelo! Lisas, crespas, onduladas, cacheadas, platinadas, quimicamente tratadas... não importa: a lavagem inversa é para todo mundo, viu? Entretanto, vale dar aquela observada após a primeira vez para checar como as madeixas reagiram.
@audreyvictoria_ The end result ? I’m shocked, just wait #hairtok #haircare #haircareroutine #shampoo #conditioner ♬ original sound - kekesslowedaudios❤️
Benefícios da reverse washing
Além de dar esse boost de nutrição e hidratação nos fios, outros motivos também são responsáveis pela popularização dessa lavagem. "Essa quebra de protocolo serve ainda para retirar o excesso de condicionador que possa ter ficado nos fios com o uso do shampoo, fazendo uma super a limpeza do couro cabeludo e dos fios desde a raiz até as pontas", acrescenta o profissional.
Quem busca por volume, textura e brilho também pode se jogar nessa tendência. Para isso, Luigi conta que vale investir em mais um pouquinho de condicionador ao final se a intenção for uma cabeleira volumosa — de quebra você ainda selará as cutículas e garantirá mechas desembaraçadas. Já para quem busca o famoso cabelo sedoso, o uso do condicionador vai garantir isso sem entupir os poros, já que depois é removido pelo shampoo.
Passo a passo da lavagem inversa
Ficou curiosa para testar a técnica? Então, confira como funciona cada uma das etapas:
- molho os fios no chuveiro como de costume;
- aplique seu condicionador habitual do comprimento às pontas, evitando tocar na raiz, e deixe agir;
- enxágue sem esfregar;
- hora de usar o shampoo normalmente e enxaguar logo em seguida;
- se necessário, aplique mais uma pequena quantidade de condicionador para ajudar a desembaraçar as mechas e enxágue (muito bem!) novamente.
Saiba mais no vídeo a seguir:
Fonte: Luigi Moretto, hairstylist referência em São Paulo.