Aproveitar o calor, sol, mar e piscina é a única regra do verão, não é mesmo? Mas depois de tanta curtição, a conta chega... para o cabelo! Pois é, ainda que você tome vários cuidados para proteger os fios do sol e sal, não tem como ignorar a necessidade de uma atenção pós-verão, viu?
Segundo a tricologista Viviane Coutinho, todas as estações do ano impactam as madeixas de alguma forma devido às mudanças climáticas. Porém, o verão conta com uma exposição ainda maior aos raios solares, tendendo a precipitar ou aumentar a queda capilar dentro de alguns meses.
"Para um tratamento eficaz, deve-se começar a usar produtos específicos para a estação. Eles possuem, em sua fórmula, elementos hidratantes e protetor solar para os fios, que ajudam a evitar mais danos. Quem opta por usar os cabelos lisos, deve investir em termoprotetores que diminuem os danos causados por secadores, chapinhas e babyliss", orienta a especialista.
Mas se os produtos usados nos dias quentes não foram suficientes para amenizar os danos ou até mesmo se você esqueceu de usá-los, a gente te ensina agora um passo a passo de ouro para recuperar esse cabelo pós-verão. Vem aprender!
Rotina de lavagem
Se a intenção é recuperar os fios, isso deve começar em hábitos diários, como nas lavagens. Anote as dicas:
- invista na hidratação caseira a cada 20 ou 30 dias;
- use shampoo adstringente a cada 15 dias para uma limpeza mais profunda;
- a temperatura da água deve sempre ser entre morna e fria;
- cada cabelo, um tratamento: utilize produtos específicos pro seu tipo de cabelo, ou seja, para loiros, quimicamente tratados, cacheados, etc.
Reponha tudo aquilo que foi perdido
O aspecto de ressecado e sem vida das madeixas costuma ser um alerta de que muitos nutrientes foram perdidos em decorrência dos danos. Para isso, a reposição lipídica é uma ótima opção! Nesse processo, você usará óleos capilares de acordo com suas necessidades e propriedades. Óleo de argan, abacate e macadâmia são alguns deles!
Procure um profissional
Embora muitas questões sobre o cabelo possam ser resolvidas em casa ou no salão de beleza, certos sinais precisam obrigatoriamente de uma consulta com especialista em saúde capilar, como é o caso da queda.
Se notar que os fios estão caindo mais do que o habitual ou qualquer outro sintoma que fuja do comum, não tente tratá-lo em casa, pois é necessária uma avaliação mais completa para entender a causa disso e também qual o melhor tratamento.
Fonte: Viviane Coutinho, tricologista e membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).