Assim como as roupas, as maquiagens e os penteados, os acessórios são peças fundamentais para compor o visual e conferir poder ao look. Mas, para obter o efeito desejado, é preciso saber combinar as joias e bijuterias com outros detalhes, como estilo, ocasião e, principalmente, o formato de seu rosto.
Se os acessórios conseguem transformar a aparência e até mesmo tornar o básico algo mais elegante, devemos usar isso ao nosso favor, buscando sempre pelas opções que nos exaltem mais. Para isso, vale entender melhor sobre as particularidades e simetrias de cada pessoa.
"Cada pessoa tem um formato de rosto diferente e, ao todo, são seis grupos principais, definidos por meio dos detalhes, proporções, traços e características faciais. Entre eles temos: oval, redondo, quadrado, retangular, triângulo invertido ou coração e losango", explica Caio Gazin, CEO de uma empresa de revenda de semijoias.
Dessa forma, quando você identifica o formato de seu rosto, aprende quais acessórios mais combinam com ele e ressaltam sua beleza natural, viu? Assim, esse reconhecimento físico proporcionará uma moda mais assertiva e as joias servirão como um complemento ao look. Veja a seguir como é cada tipo de rosto e quais os acessórios ideais para cada um deles:
Os acessórios para cada rosto
Oval: Segundo Caio, esse formato combina com qualquer estilo de brinco, por ser o mais assimétrico. "Porém, os que costumam fazer mais sucesso são os acessórios longos ou mais arredondados", conta o profissional.
Redondo: Aqui, a ideia é alongar a face. Portanto, a recomendação é optar por semijoias mais longas e estreitas, evitando brincos volumosos e gargantilhas muito coladas ao pescoço, por exemplo.
Quadrado: A dica é evitar modelos com o mesmo formato da face, ou seja, quadrados e retangulares. Invista em peças arredondadas para suavizar as proporções, como brincos de argola ou botão.
Retangular: Nesse caso, as argolas e pérolas são os acessórios que mais fazem sucesso. "Tente evitar os acessórios longos demais, pois eles evidenciam a forma retangular", aconselha Caio.
Triângulo invertido ou coração: O segredo é equilibrar as medidas. Para isso, dê preferência a brincos maiores e que fiquem na altura do queixo e evite peças que evidenciem a parte de cima do rosto.
Losango: Para esse tipo de rosto, que tem as bochechas mais acentuadas, o ideal é evitar brincos volumosos. "Invista em modelos pequenos ou médios e de formas triangulares ou circulares. Evite peças muito longas e acessórios angulares", indica o profissional.
Por fim, vale lembrar que todas essas dicas, apesar de ajudarem, não são regras. Assim, o que vale mais é escolher acessórios que você goste e que te deixem confortável, viu?
Fonte: Caio Gazin, fundador e CEO da Gazin Semijoias.