Connect with us

O que você está procurando?

Depois que Lucas Penteado optou por desistir do BBB21, após passar por diversos episódios de tortura psicológica, o assunto ganhou força.
- Reprodução: Instagram

Saiba se você sofre ou já sofreu tortura psicológica

Depois que Lucas Penteado optou por desistir do BBB21, após passar por diversos episódios de tortura psicológica, o assunto ganhou força.

A reflexão acerca do que é tortura psicológica e como pode ocorrer de diferentes maneiras, ganhou força depois que Lucas Penteado, participante do BBB 21, foi posto em situações desconfortáveis e abusivas pela rapper Karol Conká.

Após desentendimentos na primeira festa do reality, o ator sofreu um distanciamento por parte dos outros participantes e forte rejeição, sobretudo pela cantora, que o passou a tratar de forma hostil. Karol disparou comentários ofensivos, fez Lucas almoçar sozinho, chamou-o de “louco” e disse que não aguentava mais sua presença na casa.

Em determinado momento, a cantora afirmou que iria fazer Lucas aprender ‘na marra’.“Se está sendo permitido torturar os participantes, eu vou torturar ele também”, disparou ela.

Com menos de duas semanas de programa, o clima ficou pesado e complicado entre os confinados, que se viram diante de situações desconfortáveis, sem saber exatamente como lidar. Inclusive o próprio Lucas não aguentou as pressões e optou por sair do programa.

Segundo a psicóloga Marilene Kehdi, especialista em atendimento clínico, a tortura psicológica pode acontecer em qualquer tipo de vínculo, seja uma relação amorosa, profissional, fraterna ou de amizade. O agressor se sente superior a vítima e age de forma a atingir seus pontos fracos, deixando-a fragilizada e vulnerável.

Este tipo de ataque pode envolver humilhação, constrangimento, manipulação, desvalorização, isolamento, pressão psicológica e perseguição. Atitudes que abalam a autoconfiança, autoestima e estabilidade emocional da pessoa que sofre a violência.

Dessa forma, a vítima passa a perder sua identidade. Quanto maior o desgaste emocional, menos forças encontra para enfrentar a situação e sair dela.

Segundo Marilene, o agredido pode desenvolver alguns tipos de transtornos mentais. “Ansiedade, pânico, depressão, e também várias doenças e sintomas físicos”.

Apoio

Para lidar com a violência psicológica e sair deste contexto de ataques, uma rede de apoio é fundamental. De acordo com a psicóloga, ao reconhecer que está em uma situação assim, a pessoa deve procurar ajuda, conversar com alguém de sua confiança e buscar um tratamento profissional.

Se você conhece alguém que é vítima desse tipo de ataque, procure estar por perto. Ofereça apoio, aconselhe a buscar ajuda especializada e, dependendo do caso, a fazer uma denúncia.

Consultoria: Marilene Kehdi, psicóloga / Texto: Daniela Orlandi

Advertisement

Comportamento

Aproveite o Valentine's Day com a pessoa que mais ama: você mesma! Confira dicas e pratique o autocuidado no conforto de sua casa

Estilo de vida

Muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades neste processo tão importante para a mãe e o bebê. Saiba como fazer da amamentação um bom momento.

Receitas

Todo domingo o anjo do BBB21 tem direito a um almoço especial. Pensando nisso, elaboramos um cardápio para você se sentir como um brother!

Mundo místico

Os cristais podem ser boas ferramentas de harmonização dos ambientes da casa. Se postos de maneira adequada, favorecem o fluxo de energias.

Receitas

Saiba mais sobre os benefícios do feijão e como inovar na cozinha com esse ingrediente extremamente saboroso e rico em vitaminas

Casa & Decor

Deixe sua casa mais verde! Conheça as plantas que crescem rápido e irão adorar viver em seu lar

Moda & Beleza

Antes usado como cinto e chaveiro, o lenço anda roubando a cena neste verão, mas desta vez na cabeça das fashionistas. Saiba como usar!

Moda & Beleza

Quanto mais colorido melhor! Conheça alguns estilos incríveis de nail art para deixar o Carnaval mais animado