Exibida ontem (quarta, 24), a cena da novela Um Lugar ao Sol em que Receba (Andréa Beltrão) se masturba após recusar fazer sexo com o marido, Túlio (Daniel Dantas), causou furor na internet pela ousadia em pleno horário nobre. A sequência da trama das 21h da Rede Globo não foi gratuita: Rebeca vai trilhar um poderoso caminho de empoderamento no decorrer da trama e a exploração do próprio corpo marca o início da jornada.
Se nas telenovelas o prazer solitário ainda é um tema cercado por tabus, no universo dos filmes e das séries o cenário é bem diferente. Quem é apaixonado por cinema, sabe que as cenas de sexo de filmes antigos sempre são cheias de exageros, às vezes beirando algumas atitudes surreais. Felizmente, a nova onda de produções audiovisuais está mudando esse cenário, abordando personagens mais abertos para assuntos como sexo, principalmente sobre masturbação.
Hoje é possível assistir conteúdos de qualidade supereducativos, discutindo o ato de se masturbar com leveza e sem mistério. Dessa forma, confira 6 produções audiovisuais que abordam o assunto:
Sex Education (2019-)
A série é famosa entre os jovens justamente por abordar sexualidade na adolescência. O destaque é para a personagem Aimee Gibbs que, embora tenha uma vida sexual ativa, não consegue atingir o clímax. Otis Milburn, filho de uma sexóloga, acaba ajudando a menina e aconselha a se masturbar para identificar pontos de prazer e descobrir como gosta de ser tocada.
Assista à produção na Netflix.
Big Mouth (2017-)
O desenho para maiores retrata mudanças corporais e psicológicas sofrida durante a puberdade. De forma bem humorada, os episódios retratam situações recorrentes e descobertas novas que acontecem na pré-adolescência tanto de meninos quanto de meninas, como menstruação, a compra do primeiro sutiã e até mesmo masturbação.
Assista à produção na Netflix.
Girls (2012-2017)
Estrelada por Lena Dunham, que interpreta Hanna Horvath, a série aborda questões provocadoras sobre o feminino. Na primeira temporada, Marnie, uma das amigas de Hanna, acaba se "se aliviando" em um banheiro público, colocando em discussão a percepção de que as mulheres são menos propensas a ceder aos impulsos físicos.
Assista à produção na HBO Max.
Emily em Paris (2020-)
A executiva de marketing de Chicago, Emily Cooper, é contratada para fornecer uma perspectiva americana em uma empresa de marketing em Paris. Logo no início da primeira temporada, Emily vai ligar um brinquedo sexual para se masturbar e acaba queimando a luz do bairro todo. Vixe!
Assista à produção na Netflix.
Cisne Negro (2010)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Falando Sobre Cinema (@falando.sobrecinema)
A trama aclamada mostra a bailarina Nina, que protagonizou uma cena que ao vencer o pudor e o desconforto com seu corpo, aprendidos com a mãe autoritária, para se tocar e aprender a se dar prazer.
Assista à produção na Starplus.