É ideal que o escritório seja um espaço confortável para a execução de tarefas. Mas além de tudo, ele precisa ser organizado para que documentos ou outros objetos importantes estejam facilmente acessíveis. Vale lembrar também que o ambiente de trabalho é reflexo da sua personalidade!
Alegre e vibrante
O escritório criado pela arquiteta e designer de interiores Tatielly Zammar tem como característica marcante a combinação de cores intensas na mobília. “O uso equilibrado das cores transformou o ambiente em um espaço com personalidade”, afirma Tatielly.
Lembranças em ordem
A função da estante verde-água, grande destaque do projeto, é guardar livros e, principalmente, as lembranças das viagens dos moradores. Mas o excesso de objetos no móvel pode acabar prejudicando visualmente o espaço. “Objetos que merecem destaque devem ficar aparentes, mas é preciso selecionar também, dispondo as peças de maneira harmoniosa. Os objetos que não agradam tanto podem ser guardados em caixas decorativas”, recomenda a profissional.
Complemente para arrumar
É comum que, durante a realização de trabalhos, alguns objetos se espalhem. Mas organizá-los sempre após terminar as tarefas é essencial. Para arrumar os itens do escritório, Tatielly recomenda: “Use caixas e pastas, que ficam sobre a mesa e já decoram o espaço. Canecas e vasinhos como porta-canetas também funcionam”.
Conforto e atenção
Criar um espaço confortável em que fosse possível ter máxima concentração foi a finalidade das arquitetas Cristina Miccolis e Mariana Klem, do escritório MK Arquitetura. “Fizemos o quarto com cores sóbrias para ser um lugar de fácil concentração e que agradasse ao casal”, explicam.
Mescla de formas
No projeto, foram utilizados tanto móveis abertos quanto fechados. Segundo Cristina e Mariana, prateleiras e nichos abertos são ideais para objetos como livros e itens de decoração, enquanto estantes fechadas com portas são melhores para guardar outros tipos de utensílios.
Trabalho conjunto
Para as arquitetas, a organização a longo prazo de um escritório começa no projeto: “Quando se faz um home office de acordo com as necessidades de quem vai usar, é muito mais fácil manter o ambiente organizado, pois as coisas têm lugar certo para ficar e não precisam ficar empilhadas na mesa ou largadas em nichos”.
Tranquilidade e harmonia
O escritório criado pelas arquitetas e designers de interiores Márcia e Melina Mundim foge do habitual. O estilo rústico, marcado pela madeira, com toques de contemporaneidade, que fica por conta dos móveis, retratou a personalidade dos moradores.
Iluminação ideal
Márcia e Melina afirmam que as luzes interferem diretamente no desempenho e produtividade de uma pessoa: “Vale lembrar que a iluminação não deve causar nenhum desconforto nos olhos, por isso, deve ser uniforme”.
Em ordem
As profissionais aconselham que caixas, potes de vidros, porta-lápis, pastas e organizadores são objetos que auxiliam na hora de arrumar e manter a harmonia de um home office. “São encontrados com facilidade no mercado para os mais diversos gostos”, contam.
Móveis planejados
De acordo com as especialistas, móveis sob medida proporcionam harmonia a longo prazo. Para elas, desta forma é possível atender e satisfazer, nos mínimos detalhes, a todas as necessidades dos clientes.
Destaque especial
A harmonia toma conta deste escritório planejado pela designer de interiores Michelle Gelesko e pela arquiteta Alessandra Brandini, do Studio M+A Arquitetura e Design. “O apartamento todo é composto de tons bem neutros dentro da paleta do marrom. Para um destaque especial, ainda dentro dos tons terrosos, optamos pelo marsala na parede do home office”, explicam.
Aparência clean
A estante escolhida pelas profissionais possui apenas nichos abertos. Para não sobrecarregar estes tipos de móveis visualmente, as profissionais recomendam que o morador evite preencher todo o espaço disponível.
Útil e necessário
Deixe no ambiente apenas o que será de uso, desta forma, a harmonia será sempre garantida. “Quando necessário, tenha o apoio de gaveteiros para esconder as ‘bagunças’ de trabalho”, recomendam.
Texto: Monique Lima/Colaboradora | Projetos: Tatielly Zammar, Ponta Grossa – PR; MK Arquitetura, Rio de Janeiro – RJ; MMMundim Arquitetura e Interiores, Brumadinho – MG; Studio M+A Arquitetura e Design, São Paulo – SP
LEIA TAMBÉM
- Como organizar o seu home office e ter tudo sempre limpinho
- Home office: veja dois ambientes lindos para trabalhar ou estudar!
- Transforme o quarto extra em home office e quarto de hóspedes