Madeixas coloridas exigem atenção redobrada, mas existem produtos, tratamentos e cuidados no dia a dia que devem ser usados e tomados de acordo com o tom de seus fios. Confira as dicas para fazer sua cor durar bastante e deixá-la ainda mais luminosa.
LOIROS
Os fios loiros exigem mais manutenção! A cada 20 dias, pelo menos, deve-se retocar os cabelos e, semanalmente, eles precisam receber hidratação (já que essa cor resseca muito as madeixas). Na hora de lavar os fios claros, dê preferência aos produtos com pigmentos violetas, que tiram o aspecto amarelado deles.
Cuide bem!
“Em casa, aposte em produtos que contenham substâncias antioxidantes, além de polímeros e aminoácidos”, orienta Robson Trindade, do Red Door Salon and Spa, de São Paulo. No salão, uma boa opção é o Hidrat Neon ou qualquer outro tratamento à base de flor de lótus.
CASTANHO
Esse tom pede um intervalo de 45 dias a cada retoque, além de exigir produtos com proteção solar extra. “Óleo de macadâmia deixa o cabelo castanho superbrilhoso. Reparadores e produtos à base de queratina também são indicados”, destaca o cabeleireiro e colorista Cláudio Moreira, do Walter´s Coiffeur – Barra Shopping, do Rio de Janeiro.
Cuide bem!
Aposte em tratamentos específicos para as madeixas coloridas desse tom, como o Laminates Cellophanes Brunette, da Sebastian. E, para quem tem cabelos naturalmente castanhos, que tal valorizá-los com um tonalizante da mesma cor ou algumas mechas suaves?
PRETOS
Esse visual deixa de ter aspecto envelhecido ou pesado quando acompanha cortes modernos ou mechas e balayages. E, para ficar com a cabeleira impecável, lave-a com água fria e invista em produtos com pigmentos escuros, que realçam e fixam o tom. Já a manutenção é espaçada, feita a cada dois meses, caso a mulher não tenha fios brancos.
Cuide bem!
Quer deixar as madeixas com brilho espelhado? Abuse das cauterizações a frio ou moleculares, além de fluidos de brilho e cosméticos com filtro solar.
VERMELHOS
Saiba que os fios vermelhos são os que mais desbotam. Então, a manutenção às vezes precisa ser feita a cada 15 dias. Os tons mais fortes, puxados para o vinho, tendem a ter uma fixação melhor, enquanto os mais alaranjados, não. Para manter a cor, evite lavar os cabelos todos os dias, principalmente com água quente, fuja dos shampoos antirresíduos e capriche no protetor solar capilar.
Cuide bem!
Na hora da coloração, acrescente um pouco mais de pigmento vermelho à mistura (alguns pinguinhos apenas) e aplique um tonalizante quando as madeixas coloridas estiverem muito desbotados.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Cláudio Moreira, colorista e cabeleireiro do Walter’s Coiffeur – Barra Shopping,
do Rio de Janeiro, tel: (21) 2431-9524; Robson Trindade, do Red Door Salon And Spa, de São Paulo, tel: (11) 3045-5586
LEIA TAMBÉM
- Cabelo rose gold: conheça a coloração que é desejada entre as mulheres
- Manual da coloração: dicas incríveis para manter a cor dos cabelos
- Cuidados pós coloração para cabelos crespos, cacheados e afros